Silicone Varosil

Há mais de 30 anos no mercado, estamos aptos a fornecer tubos em qualquer diâmetro, perfis, tarugos e peças prensadas, de acordo com a quantidade, metragem e dureza ( Shore ), e em casos específicos, conforme a necessidade para cada tipo de aplicação. Conheça melhor o Silicone.

Silicone Varosil: O que é e quais suas vantagens ?

O Silicone é um material elástico cuja estrutura básica está constituída pôr uma união do grupamento Si-O, sendo obtido primordialmente a partir da areia de quartzo e através de sofisticados processos químicos. Quando submetida à altas temperaturas e reações químicas complexas obtém-se o silício metálico, precursor de uma família de compostos designados de silanos, que, pôr sua vez, são as matérias-primas destinadas à fabricação da borracha de silicone.

O silicone Varosil apresenta inúmeras vantagens em relação a outros tipos de borracha :

Resistência à altas temperaturas (até 220° C)
Flexibilidade à baixas temperaturas.
Ótima resistência elétrica transversal.
Boa resistência a compostos químicos como ácidos, bases, oxigênio e ozônio.
Alta plasticidade.
Inodoro, atóxico e antiaderente.
Possui baixa deformação permanente.
Possui grande versatilidade na manipulação, de colorações diferentes, apresentando excelentes propriedades condutivas e isolantes.

Dados Técnicos :

Utilizando-se compostos de silicone é possível fabricar artefatos com uma gama de dureza entre 25 e 80 Shore A. Os artigos vulcanizados na faixa de dureza compreendida entre 50 e 60 Shore A são aqueles que apresentam os maiores valores de resistência mecânica.

O silicone vulcanizado possui baixa dependência entre suas propriedades mecânicas e temperatura. Dessa forma, propriedades como resistência mecânica e resistência à abrasão, apresentam valores superiores em altas temperaturas, aos encontrados em outros tipos de borracha.

Em intervalos de dureza de 40 a 80 Shore A, a deformação residual após uma prévia tração e compressão em borracha de silicone é extremamente baixa. Como é natural, o comportamento elástico do silicone depende sobretudo da composição na mistura e da dureza resultante.

Os vulcanizados entre 50 e 60 Shore A exibem uma elasticidade particularmente alta que varia muito pouco com a temperatura. Contudo, a resiliência tem grande dependência da temperatura; por exemplo, quando a temperatura é elevada de -35°C para 180°C , obtém-se um decréscimo de resiliência de 30 para 15%.

Estabilidade ao Calor :

O silicone vulcanizado é muito estável até 180°C durante um longo período de tempo. À temperaturas próximas de 250°C , consegue-se manter sua elasticidade íntegra por algumas milhares de horas. O silicone possui um ponto de inflamação de aproximadamente 400°C e temperaturas de auto-ignição e combustão de respectivamente 430°C e 750°C .

Propriedades Dielétricas :

As propriedades dielétricas do silicone tem um nível que o posiciona dentre um dos melhores materiais elásticos isolantes.

A grande vantagem de sua aplicação baseia-se no fato de que suas propriedades elétricas mantém-se constantes até cerca de 180°C , ao contrário de outros elastômeros que apresentam notável decréscimo ou até total perda de performance nessa faixa de temperatura.

Graças a sua alta estabilidade ao calor, cabos e condutores isolados com silicone podem ser submetidos normalmente , em serviço contínuo, à cargas elétricas 50% maiores que aquelas suportadas pôr borrachas convencionais.

Características Superficiais e de Aderência :

Uma propriedade interessante do silicone é sua capacidade de não se aderir à superfícies pegajosas. Suas superfícies são hidrófobas e durante a etapa de vulcanização também torna-se possível sua união com materiais metálicos, fibras de vidro, etc.

Propriedades Fisiológicas :

Os vulcanizados obtidos com a maior parte de todos os tipos de silicone são fisionomicamente inertes, inodoros e insípidos, conferindo uma larga utilização nos setores alimentício, farmacêutico e medicinal

Perfis de Silicone Varosil vários tipos e medidas

PERFIL LOMBADA
PERFIL BINÓCULO
PERFIL CADEIRINHA
PERFIL P/ GUARNIÇÃO TRICLAMPER (TC)
PERFIL KAIOWA 14,0 X 15,0 MM OU 17,0 X 17,0 MM
PERFIL DE SILICONE P/ AUTOCLAVE
PERFIL
PERFIL DE SILICONE P/ MAQUINA TEXTIL
PERFIL
PERFIL TUBO DE DUAS VIAS
PERFIL MODELO
PERFIL QUADRADO
PERFIL RETANGULAR
PERFIL P/ AUTOCLAVE
PERFIL P/ MÁQUINAS TÊXTEIS
PERFIL QUADRADO COM FURO CENTRAL, P/ SELADORA
CORDÃO DE SILICONE
PERFIL P/ FECHAMENTO DE PORTA
PERFIL
PERFIL
TUBO COM Ø EXTERNO ESTRIADO
PERFIL
PERFIL P/ ACABAMENTO DE PISO/CARPETE
PERFIL P/ PORTA
PERFIL P/ PORTA DE SECADORA
PERFIL TRAPEZOIDAL
PERFIL MEIA CANA
PERFIL
TIRA DE SILICONE
PERFIL VIRGULA
PERFIL BERÇO
PERFIL MEIA CANA C/ RESSALTO
PERFIL P/ AUTO CLAVE
PERFIL
PERFIL MEIA CANA VAZADO
PERFIL P/ AUTO CLAVE
PERFIL LOMBADA
PERFIL MEIA CANA COM RESSALTO
PERFIL ACABAMENTO
PERFIL APOIO
PERFIL
PERFIL BATEDOR DE PORTA
PERFIL P/ VEDAÇÃO
PERFIL MEIA CANA VAZADO
PERFIL P/ ESTUFA
PERFIL
PERFIL
PERFIL
PERFIL
PERFIL
PERFIL
PERFIL
PERFIL
PERFIL
PERFIL P/ CAIXA INSTRUMENTAL MOD. RETO
PERFIL DE SILICONE P/ CAIXA INSTRUMENTAL MOD. 02
PERFIL PARA CAIXA DE INSTRUMENTAÇÃO
PERFIL MOD. TORRE P/ CAIXA INSTRUMENTAL
PERFIL P/ PAINEL ELÉTRICO DE COMPRESSORA
PERFIL
PERFIL INFLÁVEL P/ PORTA DE COMPRESSORA
PERFIL
PERFIL VEDAÇÃO PORTA
PERFIL P/ AUTO CLAVE DE BORRACHA
PERFIL P/ AUTO CLAVE DE BORRACHA
PERFIL P/ AUTO CLAVE DE BORRACHA
PERFIL P/ AUTO CLAVE DE BORRACHA
PERFIL P/ SELADORA
PERFIL P/ SELADORA
PERFIL P/ SELADORA
PERFIL P/ SELADORA
PERFIL P/ SELADORA